sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O REGRESSO ÀS AULAS E O REEQUILÍBRIO ALIMENTAR DAS CRIANÇAS!



Durante as férias escolares, nomeadamente as que são relativas à época do verão, as crianças deitam-se mais tarde, jogam no computador durante mais tempo, comem mais gelados e bebem mais sumos gaseificados, ou seja, perde-se todo um conjunto de pequenas rotinas diárias, bem como um sem número de hábitos alimentares salutares.


Mas, se as aulas já iniciaram este ano letivo, entre os dias 8 e 13 do presente mês, está na hora de reequilibrar a sua alimentação e de tomar bem conta da ingestão de nutrientes que influenciem o seu bem-estar, devolvendo-lhes a atenção necessária aquando da altura de estudar para os testes!


É claro que a escola terá sempre um papel preponderante nesta matéria, a ver com, por exemplo, o que está exposto no bar ou é escolhido como ementa para o almoço no refeitório; porém, os pais e encarregados de educação deverão ser os verdadeiros mentores de toda esta situação, fazendo cumprir certas «regras», tornando-as igualmente passíveis de serem cumpridas quando os seus filhos ou educandos estão fora dos seus olhares.

Acrescente-se ainda que, e de acordo com a Associação Portuguesa de Dietistas, "as doenças sazonais na idade pediátrica podem ser prevenidas com uma boa alimentação", devido obviamente ao maior contacto com outras crianças, logo existe uma maior exposição a certos vírus e bactérias, levando-os a adoecerem mais durante este período de tempo.



Desta forma, o peixe é considerado uma das maiores fontes dietéticas de Selénio, que é o mineral que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário!

E retenha-se que o peixe, até para efeitos de "economias" aí em casa, é bastante mais aconselhado adquirir-se congelado, pois é certamente mais barato, para além de conservar um maior número de constituintes diretamente conectados com a nossa saúde e eficiência do nosso organismo!



Todos nós sabemos o quanto que por vezes é difícil alimentarem-se os mais novos, nomeadamente à hora do jantar, a única altura do dia em que, na maior parte dos casos, se reúne a família toda à mesa. 
Para se evitarem "birras", volta-se a cair no erro de evitar alimentos que eles não apreciem de todo, muito embora se deva procurar inovar no menu, tornando-o mais apetecível, pois a Associação Portuguesa de Dietistas também defende "os pais devem insistir pelo menos 10 vezes num determinado alimento a fim da criança se adaptar ao paladar".


Os acompanhamentos devem ser igualmente apelativos, não devendo ser sempre arroz, esparguete ou vegetais simplesmente cozidos; contrariamente podemos experimentar a colocar na mesa tomates cherry, cenouras baby ou massinhas de várias cores!



Agora, de acordo com a nutricionista Cristiana Costa, assinalem-se algumas recomendações importantes:

- não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço
- tomar um pequeno lanche a meio da manhã, bem como um ou dois lanches durante a parte da tarde
- incluir, nos vários lanches indicados acima, alimentos nutricionalmente ricos, tais como pão de mistura/centeio/integral/trigo, cereais não açurados ou aveia, leite e derivados (iogurte magro e queijo magro), fruta fresca e frutos secos
- excluir alimentos de compra com alto teor em gordura ou açúcar, tais como o leite com chocolate, bolachas, barras de cereais, batatas fritas, rebuçados, gomas ou refrigerantes



Vários estudos já demonstraram que as crianças melhor alimentadas cumprem mais tarefas e com menor percentagem de erros, ao conseguir adquirir melhor nível de concentração, tornando-se ainda em alunos menos indisciplinados e as aulas menos aborrecidas!

Para terminar, não se esqueçam de que será tão ou mais útil até, aliar todo este esforço a algum tipo de desporto de que as crianças gostassem de praticar, para além de que se deve ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia!

Bons estudos!





Blogue Cozinha Com Rosto

                      

Professora, dona de casa, blogueira, apaixonada pela cozinha, ansiosa por conhecer novos caminhos 
e que acredita no amor pela vida e pelos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário