SOBRE

Ora então, muito bem-vindos ao meu mais recente Blogue dedicado à minha outra paixão: a cozinha!


Mas claro que, para esta ideia nova surgir, houve todo um trabalho sério de bastidores a ver com a recolha/seleção de dados, ou seja, houve todo um conjunto de propósitos que tiveram de ser devidamente analisados/ponderados antes de chegar até aqui, e não só por mim, ao longo destes últimos dois anos sensivelmente.

Pois é, como o tempo urge e a vida de cada um de nós é tão curta quando não aproveitada da melhor forma possível, com quem mais amamos e ao mesmo tempo nos aprecia pelo que realmente somos capazes de fazer!


Por isso, aqui estou eu, digamos que, para ajudar-vos um pouco nessa mesma tarefa, muitas vezes difícil, devido à azáfama do nosso dia-a-dia, porque, afinal de contas, cada um de nós é somente o que come, já dizia Hipócrates de Cós, o pai da medicina ocidental, há mais de 2500 anos! Este foi um dos gregos mais influentes da nossa história, tendo sido o fundador da Escola de Hipócrates de Medicina, cujo "Juramento de Hipócrates", declaração solene tradicionalmente feita por médicos por ocasião da sua graduação, acredita-se ter sido escrito por ele próprio ou por algum dos seus discípulos. 


A AUTORA

Era uma vez uma menina chamada Mónica Rebelo



Que leu os seus livros e brincou às donas de casa com as suas melhores amigas da escola…


Mas que logo a seguir cresceu e descobriu novos lugares…



Enfim, era uma vez uma menina que nascera na década de 70 e que, portanto, tivera uma vida igual a tantas outras; contudo, sem quaisquer telemóveis ou afins, algo com que atualmente não nos conseguimos imaginar!

A minha cidade natal é Leiria, mas atualmente vivo no distrito de Lisboa, mais precisamente em Odivelas.



Sou Professora, dona de casa, blogueira, mas também cozinheira por amor; gosto de ler um pouco de tudo, escrever poesia, pintar a óleo, andar de bicicleta, passear à beira mar, sentar numa esplanada, tocar piano, ouvir música, etc. 

Ou seja, sou uma mulher apaixonada por conhecer novas pessoas e novos lugares, tendo como principal ambição ir até ao outro lado do arco-íris para voltar carregada de estrelas cadentes, capazes de iluminar novos horizontes aliados a uma felicidade cada vez mais rara!  

O PROJETO

E agora, que eu já levantei um pouco o véu sobre a minha “pessoa”, tendo tirado do baú algumas das minhas recordações, vamos ao que interessa: o meu novo projeto!

Ai como eu me lembro de folhear os livros de culinária da minha mãe…



E tantas foram as receitas que eu experimentava fazer, sobretudo de bolos, em que muitas vezes não cresciam como deviam e eu chorava, chorava…

Ou então, saía de casa a correr, gritando pela minha mãe, pelos estreitos carreiros do quintal, para me ir abrir a porta do forno, porque, o bolo, esse malandro, desta vez, já crescia era demais…



Enfim, são histórias como estas que nos fazem crescer, sempre alicerçados à experiência tão necessária e sábia dos mais velhos…

Pois bem, a ação de cozinhar é porventura umas das mais antigas atividades do ser humano. Mas, desde então, a culinária mudou muito, passando de uma atividade apenas circunscrita a um certo recanto na nossa casa, a um tanto ou quanto de sofisticação e arte. Assim, um público, simplesmente amador, tem absorvido um tipo de mercado em que o prazer de cozinhar é capaz de transformar uma reunião de amigos no mais puro e requintado banquete!

Paralelamente a isto, há um crescendo diário no que toca ao nosso stress e instabilidade em todas as áreas, logo cada vez mais se tem dado uma importância maior a uma alimentação referida como “saudável”. E se, por um lado, todos nós já atingimos a era da globalização, e se, por outro, o facto de Portugal já ter sido um dos grandes monopólios de topo mundial, então há que desenvolver mais e melhor as diferentes áreas de Gastronomia!


Desta forma, estando eu na posse de uma página de Facebook intitulada de MR Kitchen desde março de 2014, com o slogan Onde cozinhar é uma delícia!”, com o objetivo principal de partilhar a confeção de algumas receitas culinárias que ía experimentando a fazer por casa, incentivando outros a fazerem o mesmo, fiquei tentada a desenvolver um projeto maior: Blogue Cozinha Com Rosto, com o sloganNós somos o que comemos!”.



E, de acordo com os contactos que fui estabelecendo ao longo do tempo, procurei sempre enriquecer os meus conhecimentos na área da gastronomia, nomeadamente com o objetivo de, a partir de agora, «partilhar saberes, sabores e sensações», ou seja, todo um conjunto de conhecimentos, notícias, novidades, utilidades, curiosidades, etc, tendo como base os seguintes tópicos:

- Confeção/sugestão de receitas culinárias de diversas ordens,
- Exploração de alguns episódios mais ou menos históricos/marcantes ligados à gastronomia portuguesa e não só,
- Identificação de alguns benefícios/danos para a nossa saúde a respeito de algumas dietas/questões alimentares,
- Enumeração de possíveis relações (in)diretas de cada um de nós com a comida, pressupondo que existe sempre um grande suporte genético, este por sua vez ligado a um sem fim de influências marcantes por parte do meio envolvente,
- Sugestão de alguns espaços/lojas/cafés/restaurantes, pelos quais vou passando e acho interessante serem visitados,
- Partilha de sites da internet/filmes/livros ligados a determinados ideias/assuntos a aprofundar/debater,
- Divulgação de eventos/concursos em que vale a pena participar.

Desta forma, igualmente continuarei a construir alguns vídeos, a partir do meu canal Youtube, também para dar a conhecer diferentes equipamentos de cozinha adquiridos por mim, logo úteis na nossa cozinha, para além do intuito de divulgar algumas conversas enriquecedoras com quem vou tendo a oportunidade de me cruzar, sejam eles profissionais dentro da área da culinária ou não!

Para terminar, ainda terei todo o gosto de partilhar convosco todo um conjunto de fotografias captadas pelo caminho, igualmente através do Pinterest e do Instangram, para além das redes sociais como o Twitter ou o Google+.

Quanto ao futuro, logo se vê o que reservará para mim, pois agora só sei que urge refletir sobre a ação humana, sobre quais os nossos propósitos mais sérios e inquietantes para chegar mais longe, parecendo mais perto!



Sem comentários:

Enviar um comentário